Resistividade Elétrica

Resistividade elétrica é definido como sendo a capacidade de um fio condutor ser opor a passagem de corrente elétrica através de sua estrutura.
Verifica-se experimentalmente que a resistência elétrica de um resistor depende do material que o constitui e de suas dimensões.
Para simplificar a análise dessas dependências, vamos considerar que os condutores tenham a forma de um fio cilíndrico como mostra a figura abaixo. Esta é a forma largamente utilizada tanto na transmissão de energia elétrica como na construção de resistores.

Figura 1 - Fio cilíndrico
Figura 1 – Fio cilíndrico

Considere vários fios condutores de mesmo material, mesma área de secção transversal de comprimentos diferentes. Verifica-se que quanto
maior o comprimento tanto maior é a resistência do fio. Então, a resistência é diretamente proporcional ao comprimento do fio. Matematicamente por:calculos-resistencia-1

Se tomarmos vários condutores de mesmo material, mesmo comprimento, mas de diâmetro diferentes, verificamos que a resistência é inversamente proporcional à área da seção reta do fio.

Figura 2 - Fios condutores de diversos diâmetros.
Figura 2 – Fios condutores de diversos diâmetros.

Matematicamente dado por:calculos-resistencia-2

Relacionando as duas formulas acima, obtemos:

calculos-resistencia-3

A constante de proporcionalidade é uma característica do material e simboliza-se por ρ (letra grega rô ). Recebe o nome de resistividade.
A resistência de um condutor é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à área da secção transversal do
fio. Assim:

calculos-resistencia-4

No Sistema Internacional a unidade de resistividade é ohm-metro (Ωm). A condutância é o inverso de resistência. A unidade da condutividade é o mho (Ω-1 ) ou Siemens (S).

Deixe um comentário