Eletrônica

A eletrônica é a ciência ou engenharia que estuda a forma de controlar a energia elétrica por meios elétricos nos quais os elétrons têm papel fundamental, trata também dos dispositivos e componentes eletrônicos e de sua utilização.

Esta dividida em dois tipos: analógica e digital. Essa divisão se deve a forma de utilizar e analisar a informação elétrica. Basicamente a analógica trata os sinais elétricos contínuos com infintos valores possíveis e a digital trata de sinais elétricos discretos, ou seja, em níveis bem definidos.

Abrindo um pouco a visão do uso da eletrônica, o objetivo principal é representar, armazenar e transmitir ou processar informações, que tem como fim controlar processos e servo mecanismos. Como exemplos de circuito eletrônicos comuns, podemos citar os circuitos internos dos computadores, sistemas de telecomunicações, sistema de medicina, televisões, rádios, celulares, sistemas veiculares, com os mais variados sensores, transdutores, atuadores e componentes.

A eletrônica é considerada com um ramo da eletricidade, que consequentemente é um ramo da física onde se estudam os fenômenos das cargas elétricas, propriedades e comportamento de elétrons e fótons, ondas eletromagnéticas, ondas elétricas e outras.

Deixe um comentário